Ocultar unidade do explorer no Windows XP

Ocultar unidade do explorer.

Como fazer com que um determinado drive não seja mostrado na janela do Meu Computador?

Podemos evitar que determinados drives sejam mostrados na janela do Meu Computador. Uma das aplicações deste recurso é dificultar o acesso por pessoas não autorizadas. A proteção não é inexpugnável, existem métodos para contorná-la, mas é eficiente para esconder drives de crianças e usuários de nível principiante. Devemos usar o programa REGEDIT para fazer a alteração. Esta técnica só é recomendada para usuários já acostumados com o uso deste programa. Alterações indevidas no registro do Windows podem inviabilizar o seu funcionamento. Uma vez no REGEDIT, procuramos a chave:

HKEY_CURRENT_USER\Software\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Policies\Explorer

Criamos nesta chave um valor DWORD de nome NoDrives. Os bits deste valor representam os drives. O bit 0 representa o drive A, o bit 1 representa o drive B, o bit 2 representa o drive C, assim por diante. Será preciso ligar os bits correspondentes aos drives a serem escondidos. Para que você não precise trabalhar com números binários e hexadecimais, basta somar os valores abaixo e programar o valor total, em decimal:

A=1, B=2, C=4, D=8, E=16, F=32, G=64, H=128, I=256, J=512, K=1024, L=2048, M=4096, N=8192, e assim por diante, cada valor é o dobro do anterior, até chegar à letra Z.

Para esconder, por exemplo, os drives A, B e C, usamos o valor 1+2+4, ou seja, 7. Será preciso reiniciar o Windows para que a alteração tenha efeito. Para fazer os drives voltarem, basta alterar para zero o valor de NoDrives.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *